A osteoartrite é a doença crônica da articulação mais comum na população idosa, causando deficiência e dor significativa. O principal fator da osteoartrite é a perda progressiva da cartilagem articular.
PREPARAÇÕES TÓPICAS NA OSTEOARTRITE
Para aliviar os sintomas da osteoartrite, podem-se utilizar preparações tópicas contendo Arnica montana L., este fitoterápico não causa os efeitos colaterais observados com os anti-inflamatórios não esteroidais. Reduz a dor em pacientes com osteoartrite das mãos e do joelho, eficácia comparável ao ibuprofeno. Gel de cetoprofeno é outro ativo anti-inflamatório amplamente utilizado em dores musculoesqueléticas, nas inflamações musculares e articulares, incluindo artrite, osteartrite, nas lesões devido à prática de atividade física e rigidez dos tecidos moles.
ATIVOS ORAIS NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE
Picnogenol é extraído da casca do pinho marítimo francês (Pinus pinaster), promove redução do edema. Harpagophytum pocumbens este nome estranho é mais comum do que parece, conhecido popularmente como garra do diabo, apresenta efeito analgésico leve e anti-inflamatório comparável à fenilbutazona e à cortisona. Melhora a dor crônica e aguda em pacientes com osteoartrite. Boswellia serrata tem demonstrado ser um anti-inflamatório amplamente utilizado no tratamento das condições inflamatórias na medicina tradicional indiana há séculos. Curcuma longa tem sido utilizada em forma de curry na alimentação. A curcumina é um ingrediente com elevado potencial terapêutico, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.