Alimentação equilibrada e suplementos
Muitas vezes, a correria do dia-dia dificulta praticar o que se chama de “alimentação equilibrada”. Isso significa uma alimentação diária capaz de suprir exatamente tudo o que precisamos. Acontece que cada indivíduo apresenta maior ou menor capacidade de absorção de certos nutrientes, sem falar de hábitos inadequados.
Para que o nosso organismo não sofra tais carências, entram em ação os suplementos nutricionais. Vale lembrar que para um produto ser classificado como suplemento ele tem que ser, em essência, um alimento. A diferença é que os suplementos são nutrientes isolados, porém as moléculas dos componentes de um suplemento são as mesmas que encontramos nos alimentos.
Quando administrados de forma consciente, os suplementos podem ter um papel fundamental na manutenção da saúde. Eles podem ser, entre outros, vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos, que são fornecidos na forma de comprimidos, tabletes, cápsulas, entre outros. Eles estão disponíveis no mercado numa variedade de dosagens e diferentes combinações. Mas, atenção! Em doses exageradas tais substâncias podem acarretar malefícios à saúde. Afinal, os suplementos não são substitutos de uma alimentação saudável.